Estou começando hoje com uma série de Post´s que eu considero um tanto importantes, pois tratarão de um assuntos como: TI, Dispositivos Móveis, Desenvolvimento de Aplicações e Jogos Digitais, assuntos estes que já fazem parte da vida da maioria das pessoas.
Começarei neste post inicial falando sobre Redes Sem Fio, que estão presentes em todos os lugares, mesmo que não percebamos a sua presença, elas estão por lá.
Para inicio de conversar vamos diferenciar redes sem fio das redes tradicionais.
Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Você sabia que wireless e wi-fi não são a mesma coisa?

O que é uma conexão wireless?
Se traduzirmos o nome wireless ao pé da letra descobriremos que ele significa sem fio. Portanto, conexões wireless são todas as conexões que ocorrem sem o uso de fios. Talvez você se surpreenda, mas as conexões que se estabelecem entre o seu controle remoto e sua TV, entre o seu celular e as torres das operadoras e entre o rádio da polícia e a central de operações, também são conexões wireless.
Concluímos então que todo tipo de conexão que não usa fios para se estabelecer pode ser chamada de conexão wireless.
E o que são conexões wi-fi?
Conexões wi-fi são todas aquelas que obedecem ao padrão IEEE 802.11 e suas variantes (a,b,g,n). Para quem não entende muito de padrões, as conexões 802.11 são aquelas que fazem com que possamos acessar a Internet em casa, no aeroporto, no hotel… Enfim, é o tipo de conexão wireless mais conhecido por nós.
Se você usa 3G para acessar a Internet, saiba que este tipo de conexão é wireless, mas não wi-fi
O nome wi-fi foi dado pela então WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance) que posteriormente passaria a se chamar Wi-fi Alliance. Essa “aliança” inicialmente era composta por empresas como 3Com, Nokia e Lucent Technologies e tinha como objetivo organizar junto ao IEEE as questões normativas e de padronização das tecnologias wireless para comunicação entre computadores. Atualmente a Wi-fi Alliance conta com mais de 300 empresas membros.
De onde veio esse nome?
Extraoficialmente dizem que o nome wi-fi significa Wireless Fidelity, mas a Wi-fi Alliance não confirma a informação.
Resumindo a ópera, podemos concluir que:
- Independente da tecnologia, basta a comunicação ocorrer sem o uso de fios para ser chamada de wireless;
- O nome wi-fi tem dono e identifica as conexões que funcionam sobre o padrão IEEE 802.11;
- Toda conexão wi-fi é wireless, entretanto, nem toda conexão wireless é wi-fi.
- Tanto faz chamar a conexão sem fio da sua casa de wireless ou wi-fi, a diferença é que wi-fi é mais específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário