quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A História da Tecnologia Java Parte 7


Brasileiros JavaOne 2005. Fabiane Nardon (de Rosa, em pé) segura o Duke que acabara de receber pelo Sistema de Saúde de SP.

Java 1.4, J2SE5, Java SE 6

O Java 1.4 (codinome Merlin) foi a primeira versão que seguiu inteiramente o processo do JCP, através da JSR 59. Liberada em fevereiro de 2002, este importante marco trouxe novidades como o Java WebStart (que permite baixar e executar aplicações Desktop direto do navegador, com apenas 1 clique!), a nova palavra reservada assert, a incorporação de parser XML e processador XSL (JAXP), extensões de criptografia e segurança (JCE, JSSE, JAAS), encadeamento de exceções e remodelagem das expressões regulares. Era um novo ânimo para os desenvolvedores, pois desde 1998 nem a plataforma nem a linguagem tinham sofrido grandes evoluções (a versão 1.3 - codinome Kestrel, de 2000 - trouxe, por exemplo, o Java Sound e o Java Platform Debugger Architecture (JPDA), pouco para causar maiores impactos).

O J2SE 5.0 ou Java 1.5, codinome Tiger, lançado em setembro de 2004 apresentou mudanças ainda mais significativas na linguagem, com destaque para anotações (“marcações” em classes, atributos e métodos, que vem - por exemplo - substituindo a necessidade de arquivos de configuração), generics (notação de tipos para coleções que
diminuem a obrigação de conversão explícita de tipos - typecasting), e enums (espécie de lista ordenada de valores, muito usadas para especificar constantes do tipo numérico).

Além destas, uma sintaxe avançada da instrução for (uma espécie de for each) também foi incorporada, facilitando a iteração entre membros de coleção.

A última versão estável da Plataforma Java é a Java SE 6 (codinome Mustang; observe que a Sun retirou o “.0”), de dezembro de 2006. Ganhos significativos de performance na JVM e no Swing foram os maiores benefícios. O Java SE 6 Update 10, de outubro de 2008, remodelou a arquitetura de Plug-ins (Applets passam a ter recursos semelhantes aos destinados a aplicações Java WebStart), o Swing ganha um novo e mais moderno Look&Feel (o Nimbus) e surge o Java Kernel, um conjunto mais enxuto do Java Runtime Environment (JRE), contendo as classes mais comumente utilizadas deixando as outras para serem carregadas conforme a demanda. No momento da escrita deste artigo, o Update 20 (15 de abril de 2010) era o mais recente.

JavaOne e Dukes Award

Com o JavaOne se tornando cada vez mais importante, atraindo milhares de desenvolvedores a cada ano, a Sun decidiu criar um prêmio para os melhores projetos Java do ano, para ser entregue em grande estilo durante o JavaOne. E assim nasceu o Dukes Choice Award. Simbolizado por um pequeno troféu na forma do mascote Duke, o prêmio passou a ser ambicionado por todos os desenvolvedores Java. E mais uma vez o Brasil teve destaque, ganhando três Dukes: em 2003, com o projeto do Cartão Nacional de Saúde, em 2004 com o sistema de Imposto de Renda Pessoa Física e em 2005 com o sistema de saúde de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário