
Fernando Anselmo, DFJUG: “Em uma bela manhã de trabalho, com um rouxinol cantando na minha janela (sentia que algo diferente iria acontecer), recebi uma proposta indecorosa do Daniel propondo a tradução de um curso que era um sucesso nas Filipinas.
Resolvemos que não poderíamos adotar o mesmo modelo, já que aqui seria melhor aulas independentes no modelo e-learning, fora de sala de aula.
Tínhamos as apostilas e os slides da primeira lição, mas faltava algo, e após dois Cheddar McMelt e um Milk-Shake grande de chocolate surgiu uma daquelas ideias malucas: vídeo-aulas, feitas em Estúdio.
Daniel comprou um quadro com um universo alternativo, e iríamos fazer tudo como um grande filme de Ficção Científica.
Após gravarmos um simples vídeo de cinco minutos para uma apresentação na Politec e levar mais de oito horas de gravações, a ideia murchou como um balão vazio.
Mas uma parte ficou: voz e imagem.
A imagem não seria mais a nossa, e sim a dos slides com filmes que capturassem o que se estava fazendo no computador!
Testamos uma série de programas e passamos a gerar as aulas em Flash.O toque final foi um ambiente Moodle para comportar tudo. E deste modo nascia o JEDI no Brasil.”
JEDI - Java Education and Development Initiative
O Java Education & Development Initiative é um curso de Engenharia de Software completo, gratuito, que conta hoje com mais de 210.000 alunos nas Filipinas, Indonésia e Vietnam. No Brasil, conta com mais de 44.000 alunos.
É composto de 12 cursos, mais de 120 vídeo-aulas, além de apostilas, exercícios, tutorias, listas de discussão e provas de certificação, e você não paga nada por isto.
Na Universidade das Filipinas, nasceu através do Java Research & Development Center, a iniciativa JEDI, em fevereiro de 2005.
Desde então, vem sendo desenvolvido como um projeto colaborativo, que conta com o apoio da comunidade Java em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário