quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programação Orientada a Objetos com Java


Como se estruturam os programas em java:

Antigamente, os programas de computador eram escritos como uma série de instruções, como receitas culinárias: dados os “ingredientes” (arquivos no disco, interfaces de rede, memória, ciclos do processador etc.), uma série de passos era seguida. A semelhança era tão notável que várias linguagens de programação exigiam que os “ingredientes” do programa (variáveis, arquivos etc.) fossem reservados antes de se escrever o “modo de preparo”.

Esta abordagem era ineficiente para grandes programas, com muitas de funcionalidades. Para tentar solucionar isso, uma maneira diferente de programar foi proposta: os softwares não seriam mais vistos apenas como instruções alterando recursos, mas sim como vários pedaços, pequenos softwares trabalhando em conjunto para alcançar o objetivo. Os programas não seriam mais pensados como receitas, mas sim como carros e empresas: várias peças, relativamente independentes e fáceis de trocar, exerceriam tarefas complicadas isoladamente, sendo coordenadas de modo que o resultado final fosse uma máquina fácil de dirigir, ou uma organização eficiente. Assim como o operário que põe o motor na carroceria não precijavascript:void(0)sa compreender seu funcionamento interno, e a secretária não precisa saber dos detalhes do setor de marketing, o programador poderia se concentrar em uma parte do programa, sabendo que as outras partes poderiam ser escritas depois, ser feitas por outros programadores ou até mesmo compradas.

O “programa como uma receita” ainda estaria nessas partes (assim como o motor do carro segue uma série de passos, e o funcionário uma série de procedimentos), mas essas “receitas” seriam menores, mais fáceis de entender, alterar e substituir, podendo haver em uma só parte vários “modos de preparo”. O primeiro método é chamado programação estruturada e ainda hoje é usado. Entretanto, o segundo modo se tornou popular e preferido de vários programadores e organizações. É chamado programação orientada a objetos - e é desse modo que se programa em Java.


Objetos e classes

Em Java os programas são escritos em pequenos pedaços separados, chamados de objetos. Objetos são pequenos programas que guardam dentro de si os dados - em suma, as variáveis - que precisam para executar suas tarefas. Os objetos também trazem em si, como sub-rotinas, as instruções para processar esses dados. As variáveis que um objeto guarda são chamadas de atributos, e as suas sub-rotinas são chamadas de métodos. Guarde bem esses nomes, pois você os verá ainda muitas vezes.

Em Java, objetos são criados a partir de modelos que os descrevem. Esses modelos são chamados de classes. É dentro dessas classes que definimos que atributos os objetos conterão e que métodos os objetos fornecerão.


Java e Eclipse

Agora que já sabemos um pouco sobre como se programa em Java, vejamos o que é Java.
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, estática e fortemente tipada. Programas escritos em Java são compilados, como em C e Pascal, mas o resultado da compilação são arquivos que não podem ser executados diretamente pelo computador ou sistema operacional, de modo que precisam também ser interpretados, como em BASIC e Python. Java é compilada porque isso permite encontrar erros antes de executar o programa e facilita executar os programas mais eficientemente, e é interpretada porque isso permite que o mesmo arquivo compilado possa ser executado em qualquer computador ou sistema operacional que tenha um interpretador Java - o que, atualmente, equivale a quase qualquer computador, de smartphones a mainframes.

Linguagem fortemente tipada: São as linguagens em que a declaração do tipo é obrigatória (Fonte: Wikipédia), por exemplo: “String nome;”, onde declaramos que nome é do tipo String.O interpretador Java, além de interpretar as instruções compiladas, também é responsável por retirar da memória objetos que não são mais utilizados.

O algoritmo que executa essa tarefa de “limpeza” é chamado de coletor de lixo, e é um dos grandes atrativos do Java: em linguagens mais tradicionais, como C e C++, o programador é responsável por limpar a memória na mão, o que é uma tarefa tediosa e até perigosa.

Apesar de tudo, Java é uma linguagem relativamente complicada e verborrágica. Exige-se que se digite muito, facilitando que se erre. É preciso compilar os programas para depois rodá-los. As classes que criarão os objetos dos programas devem ficar em hierarquias de diretórios precisamente definidas, tanto na hora da compilação quanto durante a execução.

Um comentário:

  1. Kra tem certeza q essa definição de objetos esta certa???
    Em java escrevemos programas em pequenos pedaços, objetos?
    Tenta trocar objetos por classe!

    ResponderExcluir